Filme: Acima das Nuvens

by - 13:30

Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria) é um filme dramático francês que teve sua estreia em 2014, dirigido e escrito por Oliver Assayas. 
O filme conta a história de Maria Enders (Juliette Binoche) uma atriz que no auge de sua carreira é convidada a reviver a peça que a tornou famosa 20 anos atrás, Maloja Snake. Naquela época ela interpretou o papel de Sigrid, uma jovem que seduz e acaba levando sua chefe Helena ao suicídio. Agora Maria estará do outro lado, interpretando Helena.
No começo, Maria reluta em aceitar o papel por achar impossível interpretar uma personagem tão diferente de Sigrid, que é uma garota livre, e por ter tanto dessa jovem ainda em si. 
Helena tem 40 anos, uma mulher que cai de amores por uma garota que não a ama, fraca, destrutiva, suícida, o completo oposto.
Sendo incentivada por sua assistente Valentine (Kristen Stewart) ela aceita o papel e parte para ensaiar em Sils Maria, uma região dos Alpes.
Maria recebe a ajuda de Valentine para o ensaio de seu novo papel e a relação de ambas parece evoluir para algo mais do que profissional. Se nota que quando ensaiavam, não pareciam ser Helena e Sigrid dialogando, mas sim Maria e Valentine.
Para mim parecia uma forma de falar, através de Helena, aquilo que Maria estava sentido, mesmo seguindo o script da peça.
Assistindo ao filme pude notar uma tensão entre as duas atrizes, elas combinam muito e são bem reais e naturais, como se estivessem interpretando personagens bem próximos a própria vida.

O filme é sobre o passado e presente, sobre a juventude e envelhecimento, sobre estar face a face com seu antigo eu e ver o quanto mudou e se mudou.
O enredo é como uma peça de teatro mesmo, contendo três atos e o epílogo, o que faz com que ambas as histórias possam se mesclar, se fundirem.
Em Acima das Nuvens (Sils Maria faz mais sentido) existe uma linha tênue entre Maria Enders e Helena, com o passar da história isso fica bem nítido e verdadeiro. 
A tanta semelhança em ambas e é isso que torna o filme interessante: a passagem de Maria para Helena. Maria enxerga sua personagem como derrotada. Derrotada pela idade, pelas suas inseguranças e, por um momento, vemos isso nela.
Acima das Nuvens é um filme bom, isso não tem como negar, com boas atrizes, como Chloë Grace Moretz (sim a Hit-Girl) que entra em cena como Jo-Ann Ellis, que será a nova Sigrid, uma atriz rebelde que busca na peça Maloja Snake um novo começo.
Se Kristen Stewart não te convenceu em Para Sempre Alice (Still Alice), com certeza nesse filme ela irá. A atriz se destacou como coadjuvante, o que lhe rendeu o César, o óscar francês.

O filme vale a penas ser assistido, fica como dica pra quem está sem ideia do que assistir nesse começo de semana, é uma ótima pedida. 
É uma história incrível e o final mais ainda. Confira o trailer: 

Siga o blog nas redes sociais

veja também:

2 comentários

  1. Amei a sinopse do filme, acho que irei assistir, obrigada pela dica haha. Beijos.

    ResponderExcluir

Hey, seja muito bem-vindo(a)! Fique à vontade para comentar e obrigada pela visita.
Abraços!!
@quaseoutono