Livro de cabeceira: Uma vida com propósitos

by - 17:04

Hey pessoas! 
Hoje vim falar de um livro que li há alguns dias: Para Que Estou na Terra. 


Título: Uma Vida Com Propósitos - Para que estou na Terra?
Título original: The Purpose Driven Life: What on Earth Am I Here for?
Autor: Rick Warren
Editora: Vida
Ano: 2013
Páginas: 400



Para Que Estou na Terra é daquele tipo "livro de cabeceira" que serve para ser lido diariamente, no final ou começo do dia. 
Quando ganhei o livro ~da minha prima linda, Carol~ achei que fosse um autoajuda, e como eu já disse aqui não sou fã desse tipo de gênero. Mas o livro não se trata disso, como ele mesmo diz :

"Este não é um livro de autoajuda. Não ensina a achar a carreira correta, a realizar sonhos ou planejar a vida. Não ensina a encaixar mais atividades em uma agenda lotada. Na verdade, ensina a fazer menos na vida — concentrando-se no que mais importa. Ele vai ajudá-lo a se tornar o que Deus pretendia fazer de você ao criá-lo."


E dai veio a vontade de ler. O livro faz você se comprometer em ler um capítulo por dia durante 40 dias (42 na edição expandida) para descobrir qual o propósito de Deus para sua vida. 
E pequei nisso porque não li diariamente e acabei o abandonando por um tempo.
O livro é sobre descobrir o que afinal de contas você está fazendo nesse mundo e o por que de estar nele. E o que precisa entender antes de o ler é que você não é o foco. Seus desejos e vontades não são metas para chegar em algum lugar, no livro. 
"Tudo começa com Deus" é o título do primeiro capítulo, do primeiro dia. E a partir dai o livro nos traz reflexões para nos ajudar a descobrir nosso real propósito, a conhecer as prioridades da vida e que nada é por um acaso. Que Deus te colocou na Terra por algum motivo, razão e, ou, circunstância, e cabe a você saber qual.
  

O sentido da vida não está dentro de nós como muitos outros livros dizem, mas devemos procurar a partir de Deus.
Nossas escolhas e a quem elas afetam tem um grande impacto em nossas vidas, e é disso que este livro fala, nos faz pensar se estamos no caminho certo. E que, por mais que procure a vida nunca terá ou fará sentido até que compreenda que você foi feito por e para Deus.
Durante os capítulos conheci um pouco mais de Deus e um pouco mais sobre minha própria vida.
Uma vida com propósitos é interessante mas (tem sempre um mas) não deve ser levado como uma verdade absoluta. Se encontra muito pragmatismo nele.
O autor, com esse livro, pareceu/parece querer reunir todas as pessoas, de todas as religiões, e unifica-las, em uma religião global. E esse "não autoajuda" parece estar ajudando milhares de pessoas.
É muito simplista para um assunto tão extenso e, por incrível que possa parecer, ele não foge tanto do gênero autoajuda, infelizmente, já que mostra uma vida com mais "significados" que muitos leitores, se não todos, irão se identificar.
Eu corro na verdade eu fujo de livros que abordam e querem falar sobre Deus porque em algumas maiorias das vezes servem para nos desviar, e até enganar, do nosso verdadeiro caminho.
O livro tem mensagens distorcidas e meias verdades, algo que me perturbou.
No dia 7: A Razão de tudo o leitor é convidado a fazer uma pequena oração e pronto! Já está na família de Deus. Pera lá Rick, faltou arrependimento, reconhecimento e confissões dos pecados.
Saber o propósito de sua vida é algo positivo, e gira em torno disso durante os 40 -42- dias, mas essa mensagem não é nada bíblica. 
As perguntas que nos fazemos no começo, não são totalmente respondidas ao chegar ao final do último capítulo. Os propósitos são verdadeiros, mas estão incompletos.
Como eu disse, o livro é rápido e simples para falar de Deus e saber qual o meu, o seu, o nosso, propósito  nessa Terra, universo, galáxias. 

É isso pessoas, um pouco do que achei do livro Uma vida com propósitos :)
E siga o blog por aí

veja também:

2 comentários

  1. Suas palavras foram profundas sobre o livro, o que me incentivou bastante a ler. Espero que um dia, quando minha lista -quase- infinita de desejados diminuir para poder comprar, diminuir, eu compre e leia. Simplesmente amei a postagem, e sem dúvida alguma, ganhou mais um seguidor. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Eduardo! Fico feliz que tenha gostado, obrigada :)
      Espero que consiga ler, o livro é bem interessante,
      E o que dizer dessas listas que não param de aumentar? haha
      Abraços :))

      Excluir

Hey, seja muito bem-vindo(a)! Fique à vontade para comentar e obrigada pela visita.
Abraços!!
@quaseoutono