[DESAFIO LITERÁRIO] Um livro com número em seu título - Esposa 22, Melanie Gideon

por - 19.10.16

“Às vezes as coisas que perdemos voltam para nós.”
página 371

Sinopse: Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento.

Esposa 22 (Wife 22) - Melanie Gideon
2012, Páginas: 400, Editora Intrínseca 
Da série: Eu não esperava muito mas gostei bastante, Esposa 22 é um chick lit que conseguiu me segurar do começo ao fim com a história de Alice Buckle. E estou aqui para soltar uns achismos sobre, voltando com o Desafio Literário, aproveite e participe!
Casada com William; mãe de Zoe, uma vegetariana indecisa, e Peter, um menino de dez anos que sempre está mudando o nome (o da vez é Pedro, não me pergunte o motivo); Alice agora é uma pessoa entediada.
Após pesquisar sobre crise da meia-idade, sintomas de Alzheimer, dietas, seu próprio nome, e qual o segredo para um casamento feliz, ela se dá conta de que há um novo e-mail em sua caixa de spam, do Centro Netherfield, instituição afiliada a universidade de Califórnia, a convidando para responder um questionário para o Estudo do Casamento. Sem receios, e com a promessa de uma quantia significativa no final, ela aceita. Como o estudo é anônimo, ela recebe uma conta, Esposa 22, e parte para as perguntas, enviadas pelo Pesquisador 101.


Alice responde as questões com flashbacks de seu relacionamento e vida, passado que parece ser mais interessante do que seu presente, que se tornou sem sal e cheio de tédio.
E quanto mais próxima do pesquisador, mais cresce a distância entre ela e seu marido.

“A sensação que eu tenho é de que cada um de nós é um item na lista do outro e que estamos simplesmente querendo riscar esse item o mais rápido possível.”
página 46

Tendo que parar para pensar e responder questões sobre seu casamento, ela se pergunta se continuar com William vale a pena.  
O que me incomodou foi ver o modo como Alice agiu, no caso não agiu, para saber os problemas que se passavam na vida de seu marido, como dispensa no trabalho e as frases enigmáticas que ele vinha postando em seu perfil do Facebook, deixando de dar espaço para explicações.
Estaria ela abrindo mão de um casamento de mais de dez anos por uma nova paixão? Por alguém que nunca viu pessoalmente? Talvez.


Toda a história é um aprendizado: dar valor para as pessoas importantes que estão em sua vida, para que, com o tempo, a distância não seja um problema, não seja uma convidada instalada ao lado. 
E que os obstáculos que há no caminho não te isole das pessoas que te amam, e vice versa. 
No momento em que fazia post, que você está lendo nesse exato momento, eu não sabia o que escrever, porque meus rascunhos decidiram fugir, então peguei o livro e o li nova e rapidamente. 
Esposa 22 é uma história tão inteligente, romântica, comovente e com uma escrita humorada.
Fiquei feliz em poder ter lido e conhecer, mesmo que um mínimo, a vida de um casal que se ama mas estão desconectados um do outro. Tem altos e baixos, e baixos, e baixos, e altos, é toda imperfeita mas é única e verdadeira. E lutar por algo assim vale a pena.
Eu só queria abraçar os dois e dizer hey, vai ficar tudo bem, uma segunda chance é necessária.
Bora fazer uma petição para que a autora publique a história pela visão de William, quero!

“— Sim, você foi difícil de achar, Alice. Mas eu lhe fiz uma promessa há muito tempo que, por mais que você se afastasse, por mais que você saísse da trilha, eu iria atrás de você, eu a encontraria e a levaria de volta para casa.”
página 384

Esposa 22 é em brochura, página amareladas, e com um final que eu não esperava. Recomendo e muito!

Sobre a autora: Melanie Gideon é autora de The Slippery Year: A Meditation on Happily Ever After. que foi considerado pela NPR e pelo San Francisco Chronicle o melhor livro do ano. Também é autora de três romances para jovens. Melanie nasceu e foi criada em Rhode Island. Atualmente vive em São Francisco com o marido e o filho. Esposa 22 é seu primeiro livro para adultos.

Logo mais tem a continuação do desafio literário, até o próximo post 📖

posts relacionados

0 comentários

Hey, seja muito bem-vindo(a)! Fique à vontade para comentar e obrigada pela visita.
Abraços!!
@quaseoutono