Quero ler mais, e não consigo. E agora? Dicas!

by - 14:15

Hey pessoas!
De uns dias, meses, pra cá, tenho tido uma dificuldade em retomar o ritmo das minhas leituras, arrastando histórias que poderiam terminar em poucas horas, resultado: li quase nada esse ano.
E para mudar isso anotei algumas dicas que estou colocando em prática para poder ler mais:

Fuja das distrações
Se tem algo que me distrai demais são séries, filmes, novas músicas do John Mayer, e redes sociais, e para fugir disso desligo a tv e o computador, o silêncio no momento da leitura funciona demais pra mim. Escolho qual parte do dia quero ler, manhã/tarde, e a noite me foco nas séries, filmes, músicas, e internet.

Gêneros favoritos
Escolho livros com meu gênero favorito, assim, tenho mais chances de gostar da leitura, não que arriscar outros seja uma má ideia, mas pode acontecer desse livro ser abandonado. Curte terror? Leia livros de terror. Romance? Ficção Científica? Suspense? Procure livros que sabe que não irá deixá-los parados na estante.
Leia livros que irá gostar.
Faça listas
Alguém mais aí gosta de listas? Elas são uma boa na hora de se organizar. Faça uma lista dos livros que tem, e que precisam ser lidos. Dali, escolha o livro que mais te atrai, e parta para a leitura.

Tenha metas
Ter metas é necessário para alcançar, finalizar, algo com o tempo contado. Decida em quanto tempo precisa finalizar tal livro, se em uma semana, ou três dias, e cumpra a meta. Depois dobre a meta.

Vá a livrarias
Quem não ama ir a uma livraria? Mesmo com a finalidade de não trazer mais livros? Livraria é o lugar certo para saber das novidades e lançamentos. E se o preço te impede de ler, vá a uma biblioteca.

Horário
Reserve minutos/horas do dia para ler, e leia. Das duas as quatro, das seis as nove. Escolha um horário que não prejudicará seus outros compromissos, e se comprometa a ler. Está a uma hora lendo o mesmo livro e já está entediado(a)? Troque de livro, não tem problema ler mais de um livro por vez.
Quer desistir do livro na centésima página? Leia só mais dez. Depois mais dez. Depois mais dez. Quem sabe o interesse em finalizar a obra não apareça? E mesmo assim se o livro não te envolveu, não precisa ficar com dó de abandoná-lo. O coloque de volta na estante (é triste, eu sei), e escolha outro, talvez aquele não tenha sido o momento para lê-lo, não era pra ser.

Maratonas literárias
Nada melhor do que avançar nas leituras do que maratonas. Blogs, canais no youtube, instagrans literários, tem sempre um lugar para participar. Os desafios te incetiva a finalizar a famosa lista tbr. Participarei de uma em dezembro (dia 9 até 23) do blog Carpe Diem, e já confirmei presença. Se você atrasou alguma(s) leitura(s), participe também!

Tenha sempre um livro na mochila
Imagine quanto tempo perdemos dentro do ônibus ou metrô, esperando chegar a tal ponto ou estação? Ou na fila de espera? Esperando por alguém? Carregue sempre um livro com você.

Leia resenhas
Ler resenhas e opiniões é uma ótima ideia para ter uma noção de como é o livro que pretende começar, qual o gênero, classificação indicativa, e se vale realmente a pena ser lido.

E por último mas não menos importante:
Compartilhe
Gostou de um livro e quer que o mundo o conheça? Espalhe suas indicações em grupos de leitura por aí.
E se você, assim como eu, gosta de emprestar livros, deixe que mais pessoas o conheçam.

“Compartilhar seu amor por um livro pode ser uma boa maneira de se conectar a uma outra pessoa.
Essas histórias tornam-se ainda mais especiais.”

- Kristen Stewart

Isso é tudo, pessoas! Espero que tenham gostado das dicas, que estão me ajudando a diminuir a lista de livros não lidos aqui de casa 💕
Até o próximo post 📖

veja também:

0 comentários

Hey, seja muito bem-vindo(a)! Fique à vontade para comentar e obrigada pela visita.
Abraços!!
@quaseoutono